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Qual a situação do empreendedorismo e a inovação nas empresas de contabilidade brasileiras?

Este estudo tem como objetivo subsidiar empreendedores, entidades e autoridades com informações estratégicas sobre o perfil do empreendedor contábil brasileiro

Este estudo tem como objetivo subsidiar empreendedores, entidades e autoridades com informações estratégicas sobre o perfil do empreendedor contábil brasileiro.

Pesquisa survey realizada por Roberto Dias Duarte (roberto@robertodiasduarte.com.br), responsável sua elaboração e tabulação e análise e divulgação.

O sigilo das informações e a ética do trabalho foram princípios básicos relacionados diretamente à credibilidade e lisura do pesquisador.

Não houve participação de nenhuma empresa privada, nem entidade pública na elaboração do questionário e análise de resultados.

Apoiaram a divulgação do formulário de coleta de dados Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, Instituto Fenacon, Omiexperience, Fortes Tecnologia e Mastermaq Softwares.

O convite para participação da pesquisa também foi publicado em diversas redes sociais.

A pesquisa teve alcance de público em todos os estados brasileiro, exceto em Amapá e Paraíba, onde nenhuma resposta foi captada. 54,5% dos respondentes informaram que a matriz de suas empesas estão na capital dos seus estados.

Foram coletadas 950 respostas. O erro amostral é de 4%, para um nível de confiança de 95%.

Para este relatório foram consideradas apenas as respostas de sócios, proprietários, diretores,
gerentes, coordenadores, supervisores ou gestores de empresas de serviços contábeis. Há várias perguntas no questionário que dificilmente os colaboradores de escritórios contábeis em funções operacionais teriam acesso aos dados necessários para as respostas. Desta forma, a análise considera 727 respostas.

Mesmo tendo convidado as principais empresas fornecedoras de software para empresas de contabilidade, apenas a Fortes (164 respostas) e a Mastermaq (233 respostas) apoiaram a divulgação do formulário de coleta de dados. Por este motivo, as perguntas sobre a utilização de software foram desconsideradas na análise. Os dados com foco na utilização de sistemas perderam a validade estatística.

8% dos respondentes informação que têm entre 25 e 30 anos. Apenas 1% tem menos de 25 anos e 12% mais que 60.

Resumo do perfil das empresas de serviços contábeis

  • Conforme os dados coletados, 40% das empresas são empresas individuais. Com dois sócios outros 40% e 10% têm três sócios.
    50% das empresas de serviços contábeis têm até 50 clientes com contratos ativos. 70% têm até 100 clientes e 10% têm mais de 200 clientes.
  • 60% das empresas informaram que suas receitas mensais são de até R$40mil. Acima dos R$300 mil há apenas 6,5%. 78% cobram de seus clientes parcela adicional anual, popularmente conhecida como 13a mensalidade.
    55% trabalham com até 5 funcionários. 80% com até 15.
  • Cerca de 50% dos escritórios apresentam equipes de tecnologia para manter a infraestrutura. Apenas 15% utilizam profissionais para desenvolver sistemas e 17% para ações de marketing.
  • Apenas metade dos prestadores de serviços contábeis atende empresas enquadradas no Lucro Real e 95% atende empresas no Simples.
    52% informaram que não atuam de forma segmentada. As principais formas de segmentação foram: por atividade do cliente (24%), por regime tributário (21%) e por porte do cliente (14%).
  • 50% desembolsa até R$10mil em sua folha de pagamentos, incluindo o prolabore dos sócios. 75% até R$30mil.
  • 81% das empresas de serviços apresentam até 5 contratos cancelados por ano.
  • As estratégias de curto prazo mais frequentes são: implantar sistemas ERP em nuvem nos clientes e integrá-los (47%), virtualizar a empresa por meio de serviços online (46%), atuar de forma segmentada (30%).
  • Os assuntos mais importantes para a pauta de negócios do setor são: captação de novos clientes (62%), melhoria no atendimento a clientes (56%), aumento da produtividade (53%), inovações tecnológicas (50%), controle de processos(47%), desenvolvimento técnico dos colaboradores (46%).
  • A principal fonte de novos clientes para 86% do mercado é a indicação dos clientes atuais. Apenas 6% aplica técnicas de marketing digital.
  • 15% trabalha em home office, 36% têm sede própria e 49% sede alugada.
  • Os canais preferidos para comunicação com este mercado são: email (89%) e Whatsapp (39%).

Faça download do relatório (sem edição) com os dados completos